Goiânia, 31 de Março e 01 de Abril de 2017 (Sexta-feira e Sábado)

ASMEGO* / ESMEG**

*Associação dos Magistrados do Estado de Goiás | **Escola Superior da Magistratura do Estado de Goiás

» PALESTRANTES

Alexandre Kalache

Alexandre Kalache

Alexandre Kalache, MD, PhD é um dos maiores experts em questões relacionadas ao envelhecimento e é pioneiro nessa área. Passou 35 anos estudando e trabalhando no setor acadêmico entre o Rio de Janeiro, Londres, Oxford e Granada, até ser escolhido como diretor do Departamento de Envelhecimento e Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1994. Tanto seu mestrado em Medicina Social (1977) e seu doutorado em Epidemiologia (1993) foram realizados no Reino Unido. De 1977 a 1984, ele foi Professor Associado e Pesquisador Sênior (sob a orientação do Professor Sir Richard Doll), na Universidade de Oxford. Fundou o Departamento de Epidemiologia do Envelhecimento da London School of Hygiene and Tropical Medicine (a mais importante Escola de Saúde Pública do Reino Unido), onde também lecionou de 1984 a 1994. Nessa mesma instituição, ele criou e coordenou o primeiro curso de mestrado em Promoção de Saúde da Europa (1991).

De 1995 a 2008, dirigiu o programa global de envelhecimento da OMS. Dentre muitas outras iniciativas de longa influência, ele liderou o processo de elaboração da Política de Envelhecimento Ativo da OMS (2002) e do projeto Cidade Amiga do Idoso, da OMS (2007).

Em 2008, mudou-se para os Estados Unidos, onde assumiu o cargo de Consultor Sênior de Políticas para o Envelhecimento Global do Presidente da Academia de Medicina de Nova York. Simultaneamente, assumiu a função de Embaixador Global da HelpAge Internationala maior e mais influente organização da sociedade civil para o envelhecimento no mundo, com sede em Londres e membro do Conselho para Envelhecimento do influente “World Economic Forum” sediado em Genebra. Desde 2008, Kalache continuou sua trajetória internacional atuando como consultor em projetos, desde Portugal, Espanha e Reino Unido a vários países da América Latina, Oriente Médio, Ásia – com especial menção a Austrália, país em que, nos últimos anos, teve residência itinerante. Em 2012 Kalache criou o Centro Internacional da Longevidade (CIL) no Rio de Janeiro, que desde então preside. Em 2013 foi eleito co-presidente da Aliança Global de CILs com sede na Universidade de Columbia, Nova York.

 
Bruno Miragem

Bruno Miragem

Doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Especialista em Direito Internacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Especialista em Direito Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, nos curso de graduação e pós-graduação. Integra o corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFRGS. Professor convidado da Universidad Nacional del Litoral (Argentina).

Criou e coordenou o Curso de Pós-Graduação em Direito dos Seguros da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul.

É Advogado parecerista e consultor jurídico.

No setor público foi Assessor Jurídico do Gabinete do Governador do Estado e Subchefe Jurídico da Casa Civil Gabinete do Governador do Estado do Rio Grande do Sul e Ouvidor-Geral da Justiça e da Segurança do Rio Grande do Sul. Integrou o Comitê de Auditoria do Banco do Estado do Rio Grande do Sul S/A. Atualmente é Procurador-Geral do Município de Porto Alegre.

Foi Presidente Nacional do Brasilcon – Instituto Brasileiro de Direito e Política do Consumidor (2014-2016).

É membro, dentre outras associações, da Associação Internacional de Direito dos Seguros – AIDA – Seção Brasil, do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul (IARGS), e da Deutsch-Lusitanische Juristenverinigung (DJLV). Conferencista com trabalhos publicados no Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Peru, Portugal, Espanha, Itália, França, Alemanha, Áustria, Suiça e China.

Foi agraciado duas vezes com o Prêmio Jabuti, o mais importante prêmio literário brasileiro, pelas obras “Direito privado e a proteção dos vulneráveis” (2013) e “Direito civil: responsabilidade civil” (2016).

Autor de duas dezenas de obras jurídicas em que se destacam, dentre outras: “Direito civil: direito das obrigações (Saraiva, 2017); “Curso de direito do consumidor” (RT, 2016); “A nova administração pública e o direito administrativo” (RT, 2013); e “Direito bancário” (RT, 2013).

Organizou, com Angélica Carlini, a obra “Direito dos seguros” (RT, 2015), e com Claudia Lima Marques, as obras “Direito do consumidor. Doutrinas essenciais” (em 7 volumes); e “25 anos do Código de Defesa do Consumidor”.

Atualizador de nove volumes do Tratado de Direito Privado, de Pontes de Miranda (RT, 2012).

 
Edmur de Almeida

Edmur de Almeida

Corretor e consultor de seguros autorizado pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados);

Sócio e diretor da Alfa Real Consultoria e Corretagem de Seguros Ltda.

Gerente de Riscos formado pela ALARYS (Associación Latinoamericana de Administradores de Riesgos y Seguros).

Sócio da ABGR (Associação Brasileira de Gerenciamento de Riscos).

Diretor da ANSP (Academia Nacional de Seguros e Previdência).

“Certified Financial Planner” (CFP®) pela Planejar – Associação Brasileira de Planejadores Financeiros.

Professor e Coordenador Técnico de Curso de MBA em Gestão de Negócios de Seguros do IBMEC.

Coordenador da Comissão Técnica de Seguros de Crédito, Garantia e Fiança Locatícia do SINCOR-SP (Sindicato dos Corretores de Seguros de São Paulo) e da FENACOR (Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada, das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros).

 
Gustavo Binenbojm

Gustavo Binenbojm

Professor Titular de Direito Administrativo da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutor e Mestre em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Master of Laws (LL.M.) pela Universidade de Yale (USA). Procurador do Estado do Rio de Janeiro. Ex-Presidente da Comissão Especial de Direito do Estado da OAB. Advogado e Consultor Jurídico.

 
Luís Felipe Pellon

Luís Felipe Pellon

Advogado formado em 1972 pela Faculdade de Direito da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), atua desde o início da sua carreira profissional na área de seguro e resseguro, tendo exercido funções de chefia do departamento jurídico de grandes seguradoras, além da assessoria aos presidentes dos principais órgãos públicos do setor, como a SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) e o IRB (Instituto de Resseguros do Brasil).

No período de março de 1983 a abril de 1987 residiu na República Federal da Alemanha, onde realizou trabalhos de pesquisa sobre direito de seguros junto à Universidade de Hamburgo e ao Max Planck Institut para Direito Privado e Internacional.

Membro do IAB - Instituto dos Advogados do Brasil e da Seção Brasileira da AIDA (Associação Internacional de Direito de Seguros) da qual foi presidente. Em 2003 recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Judiciário, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Tem fluência em alemão, inglês e espanhol.

 
Ricardo Villas Bôas Cueva

Ricardo Villas Bôas Cueva

Ministro do Superior Tribunal de Justiça


Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP); mestre em Direito (LL.M.), pela Harvard Law School (EUA); doutor em Direito, pela Universidade de Frankfurt, na Alemanha. Foi advogado militante, procurador do Estado de São Paulo, procurador da Fazenda Nacional e Conselheiro do Conselho Administrativo da Defesa Econômica (CADE).

 
Paulo de Tarso Vieira Sanseverino

Paulo de Tarso Vieira Sanseverino

Ministro do Superior Tribunal de Justiça desde 2010. Mestre e Doutor pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor de Direito Civil. Autor de livros e artigos jurídicos.

 
Roque de Holanda Melo

Roque de Holanda Melo

Graduado em Direito e pós-graduado em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Possui 17 anos de experiência profissional na área jurídica, sendo 6 anos de atuação em escritório de advocacia, e 11 anos dedicados ao setor corporativo, com foco, especialmente, em contratos e Seguro Garantia.

Professor da Funenseg e do Curso de Pós Graduação em Direito dos Seguros da Universidade Positivo.

Presidente da Comissão de Crédito e Garantia da Fenseg.

Diretor Técnico, Jurídico e de Sinistros da JMalucelli Seguradora S/A.

 
Sergio Rangel

Sergio Rangel

Atuário e mestre em economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Especialista em Seguros de Vida pelo SITC/Zurique.

Professor do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, onde ministra as disciplinas de “Introdução à Atuária” e “Riscos Previdenciários” no curso de Graduação em Ciências Atuariais, bem como as disciplinas de “Gestão de Riscos”, “Auditoria e Perícia Atuarial” e “Gestão de Fundos Previdenciários” nos cursos de pós-graduação da Universidade.

Diretor Regional Sul (PR/SC/RS) e Acadêmico da Academia Nacional de Seguros e Previdência - ANSP. Consultor Sênior da Mirador Atuarial.

 
Solange Beatriz Palheiro Mendes

Solange Beatriz Palheiro Mendes

Pós-graduada no IAG Master em Seguros pela PUC-Rio, advogada, possui substancial experiência no mercado segurador e, particularmente, na saúde suplementar, já tendo sido diretora de Normas e Habilitação das Operadoras da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), entre 2000 e 2004; diretora-executiva da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), no período de 2006 a 2010, e diretora de Saúde da Federação Nacional de Empresas de Seguros Privados e Capitalização (Fenaseg), entre 2000 e 2004.

Antes de assumir a presidência da FenaSaúde, foi diretora-executiva da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg), entre novembro de 2010 e janeiro de 2016. Já exerceu também o cargo de secretária geral, diretora e superintendente substituta da Superintendência de Seguros Privados (Susep), de 1995 a 2000; de procuradora-geral da Superintendência Nacional de Abastecimento (Sunab), entre 1992 e 1995; de assessora jurídica do Conselho Interministerial de Preços (CIP), e foi membro da Comissão de Política Aduaneira, no período de 1986 a 1990.

Na área acadêmica, foi professora do MBA em Gerência de Saúde da Escola de Pós-Graduação da Fundação Getúlio Vargas, em 1998 e 1999.

 

REALIZAÇÃO

AIDA

APOIO

Escola Nacional de Seguros

APOIO INSTITUCIONAL

APOIO INSTITUCIONAL

ORGANIZAÇÃO

Logo Procópio Ferraz

© 2016 - XI Congresso Brasileiro de Direito de Seguro e Previdência - Todos os direitos reservados    |    Design by Mais Kreativo - Soluções para Internet